segunda-feira, 2 de maio de 2011

MEC FM: Desbravadores dos clássicos levam concertos para as massas



Tem sido comum eu aproveitar este espaço da MEC FM para comentar a respeito de iniciativas pelo mundo que estão estabelecendo novos lugares para a música clássica, especialmente aproximando-a dos jovens que frequentam o circuito norturno de suas ciadades. Esse é um dos assuntos que mais interessa e por isso fico atenta a novidades na área e me apresso em dividir com você. Já falei aqui de iniciativas na Alemanha, em Londres, em Nova York, falei do projeto Democlássicos que idealizei aqui na nossa terra brasilis mesmo.

Abrindo um pouco o espectro de interesse, ampliando o foco para projetos que levam a música clássica para as massas, para pessoas que jamais tiveram contato com o mundo dos concertos, não importa a idade, há alguns desbravadores muito importantes aqui no Brasil...e não é de hoje. Nos anos 1970. os idealizadores do projeto Aquarius e do programa Concerto para a Juventude, na TV Globo. A aquela altura do campeonato, levar música clássica para a Quinta da Boa Vista, no Rio, e para o mais popular canal de televisão do País era uma atitude desbravadora....e como. O maestro Isaac Karabtchevsky teve um papel fundamental neste contexto.

Avançando no tempo, faz pouco mais de dez anos que o pianista Arthur Moreira Lima teve uma ideia incrível. Transformar um caminhão em um palco, transportando um bom piano de cauda pelas estradas do Brasil e fazendo recitais gratuitos em praça pública no tal caminhão-palco nos mais longínquos rincões do Brasil. Esse projeto do Arthur é sensacional, se chama “Um piano na estrada”. Tem inclusive um livro publicado a respeito, bem interessante.

Mais recentemente, um músico em especial tem feito muito pela divulgação da música clássica para as massas no Brasil. Eu me refiro ao pianista e maestro paulista João Carlos Martins. Depois que teve o problema nãos mãos e teve que suspender sua carreira de recitalista internacional – ele foi muito reconhecido pela crítica mundial, especialmente por suas interpretações do repertório de Bach - , João Carlos voltou de vez para o Brasil e decidiu que ia trabalhar em prol da divulgação da música clássica entre os menos favorecidos da sociedade, seja na formação de instrumentistas, seja na formação de público. No Carnaval 2011 de São Paulo, a escola de samba Vai-vai foi a vencedora com um enredo que contava a história de superação de João Carlos Martins. As imagens que aquele desfile possibilitou, como a bateria vestida com casaca de concerto, uma passista sambando com um violino na mão, fizeram muito para aproximar todo o universo de concertos, que às vezes parece um lugar tão distante do dia a dia, da grande massa de espectadores do Carnaval pela TV. Viva João Carlos Martins, um grande desbravador para a música clássica adentrar a vida de quem não a conhece, mas está prontinho para gostar dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário