segunda-feira, 2 de maio de 2011

MEC FM: Moët Chandon, Scarlett Johansson e os clássicos



A casa Moët & Chandon, produtora de champanhe, é proprietária de um castelo na cidade de Saran, na França, próximo de sua sede e onde fica parte de seus vinhedos. O castelo foi construído em meados do século 19 e é um símbolo importante da marca que nasceu ainda antes, em 1743. Naquele longínquo ano, o Sr. Claude Moët começou a produzir champanhe para atender os nobres franceses, entre eles ninguém menos que o Rei Luís XV. É neste histórico castelo que a bela atriz americana Scarlett Johansson passa uns dias por ano para cumprir parte dos afazeres de garota propaganda da marca Moët & Chandon. Ela está lá nas celebrações de colheita, em festas e eventos especiais, para fazer fotos de publicidade.

Uma marca europeia cercada de tanta solidez e tradição, com uma história que remonta a mais de 250 anos, tão solidamente fincada no passado, por que será que foi escolher uma celebridade americana com menos de 30 anos para ser a cara de seus produtos? Vamos ver o que Daniel Lalonde, presidente da companhia, tem a dizer a respeito: “Temos 267 anos para olhar para trás, avaliar tudo o que foi feito, nos inspirar no passado e traduzir isso para a sociedade moderna. Devemos equilibrar tradição e modernidade. Scarlett Johansson significa hoje glamour, grandeza e alegria de viver, atributos muito importantes de nossa marca”.

Essa reflexão do presidente da Moët & Chandon me remeteu ao mundo da música clássica, ao compromisso com suas tradições, à importância de seu passado, ao foi conquistado e ao que foi perdido ao longo dos séculos, Me remeteu a toda experiência que vem sendo acumulada de apresentar os clássicos à juventude. Lembrei também daquela frase famosa do escritor Pedro Nava: “A experiência é um carro com os faróis voltados para trás”.

Quem tem séculos de experiência acumulada, como a marca francesa de champanhe e como a música clássica precisa mesmo olhar bem pra trás e tirar as melhores lições do passado. Mas, ao mesmo tempo, precisa garantir relevância no presente, aqui, hoje e agora, precisa fazer parte da vida das pessoas da atualidade. E, claro, precisa estar de olho no futuro, prestando atenção a tendências e \novos comportamentos. Quem lida com tradição e passado, precisa de rostos novos, como o de Scarlett Johansson. Eles conferem uma lufada de ar fresco a produtos e hábitos tão tradicionais como uma garrafa de Moët & Chandon ou uma ida aos concertos. E os rostos nem precisam ser tão bonitos com o da atriz americana. Basta eles serem verdadeiros.

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