segunda-feira, 2 de maio de 2011

MEC FM: Festival de Salzurgo desperta para o Brasil e tem muito a oferecer



“O papel da arte é despertar os ouvidos, os olhos, o pensamento humano”. Essa bela frase do compositor italiano Luigi Nonno é uma espécie de lema do Festival de Salzburgo 2011, na Áustria. O evento acontece entre o final de julho e o final de agosto. Realizado na cidade onde Mozart nasceu, é um dos mais tradicionais festivais de música clássica do mundo– quiçá “o” mais tradicional. Sua primeira edição foi lá atrás, em 1870. Sofreu descontinuidades, foi refundado em 1920, teve que ser interrompido nas grandes guerras mundiais e desde 1945 vem sendo apresentado anualmente. Salzburgo traz sempre um mix de óperas – especialmente as de Mozart -, orquestras, recitais e música de câmara. Há também uma programação de teatro.

Quando o programa de Salburgo 2011 chegou pelo correio, veio acompanhado de uma carta assinada por Helga Rabl-Stadler, presidente do festival, e Eva Anzaloni, responsável por desenvolvimento na America Latina. Ao mencionar a frase de Luigi Nonno, a carta acrescentava: “O despertar dos sentidos, a vibração da alma – esta forte e ampla mensagem – é o que dá ao Festival de Salzburgo a força e a energia”. Eu já cheguei a comentar aqui na MEC FM que o festival austríaco estava prestando especial atenção ao Brasil como mercado fornecedor de novos patronos e assinantes. Uma delegação esteve pessoalmente visitando nosso país, no Rio e também em São Paulo. É bom saber que toda a vibração de Salzburgo quer mesmo chegar até aqui. Os organizadores do festival despertaram e querem mais brasileiros que amam a música clássica sentados em suas poltronas assistindo aos espetáculos.

Eu, aqui do meu lado, fico pensando o quanto nós, brasileiros que trabalhamos com clássicos, temos a aprender com a organização de um evento deste tamanho e desta importância. E eu nem me refiro aqui à questão artística e musical, mas sim à questão institucional do papel da música clássica na sociedade e também no estímulo à participação de gente jovem no circuito de concertos. O Festival de Salzburgo tem quatro linhas de ação muito interessantes que poderiam servir de referência para instituições musicais brasileiras.

As assinaturas para jovens – a partir de 2011, o festival disponibiliza assinaturas somente para quem tem menos de 27 anos. São 3 mil ingressos e os descontos chegam a 90% do preço cheio. Programa Jovens amigos do Festival – em Salzburgo, há um programa especial voltado para fidelizar jovens frequentadores. Se o festival tem um forte quadro de apoiadores mais velhos que banca parte de seus gastos, tem também um programa de patronato voltado para os jovens. Colônia de férias musical – essa é uma ótima ideia. Oferecer atividades para crianças entre 9 e 16 anos, todas relacionadas com a produção de uma ópera, sendo que a garotada monta seu próprio espetáculo e ainda assiste a uma montagem do festival. Por último, um programa chamado Juventude, Arte, Ciência, voltado a alunos de faculdades de ciências naturais e música, estimulando a discussão de pontos comuns entre criatividade e inovação na arte, na música e na ciência. Ah, sim, uma ultima coisa sobre o Festival de Salzburgo 2011. Meu coração brasileiro bateu mais forte ao constatar que o programa do recital do violoncelista Yo-Yo Ma tem duas músicas de Egberto Gismonti, em um repertorio que tem também Shostakovich, Schubert e Cesar Franck. É bonito saber que Gismonti será tocado na casa de Mozart.

2 comentários:

  1. Sim, é maravilhoso saber que Gismonti será tocado na casa de Mozart!

    Vamos torcer para que Brasil trabalhe para incentivar a vinda do Festival de Salzburgo.

    Um abraço,Heloisa.
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente abri agora este site..blog??? sei lá o que é isto,,, mas foi postado no início deste ano .Curiosamente acabei de pegar de Eva Anzalone a programacão de Salzburgo de 2012. Ela mora um tempo do ano aqui em Sao Jose dos Campos e somos amigas há tempos. O Fetival em si é algo inimaginável para nós de país pobre... o interessante é o Festival de Pentecostes que acontecerá em maio e terá Cecilia Bartolli como diretora artística e "Cleopatra"como tema... mas isto tudo você já sabe, com certeza. Suzete Garcia.

    ResponderExcluir