terça-feira, 20 de janeiro de 2009

um lopes para os clássicos


o senhor sorridente na foto arredondada é lopes, o homem do vinho.

talvez você já tenha assistido a alguns de seus programas na rede tv e tenha uma opinião sobre ele. eu também tenho a minha, mas não é isso que vem ao caso agora.

por mais que ele legisle em causa própria - promovendo os vinhos que vende em suas lojas -, por mais que seu programa seja pra lá de cru (não confundir com grand cru), lopes tem um papel importante no fortalecimento do mercado do vinho no brasil.

o da vulgarização, no melhor sentido do termo.

o papel de explicar com palavras que o espectador médio - o bart simpson para quem william bonner edita o jornal nacional- consiga compreender.

para vender vinho, ele fala mais da reunião familiar em torno da garrafa do que das varietais. ressalta a emoção de abrir uma garrafa, insiste no caráter congregador da bebida. a boa nota de robert parker, pela qual milhares de vinicultores cortam os pulsos, é o de menos aqui.

em resumo, lopes embrulha o mundo do vinho de um jeito aparentemente simples. por ser ele mesmo alguém tão simples a ponto de tropeçar no português, consegue aproximar aquele produto fruto de uma cultura secular e sofisticada do mais desavisado telespectador.

o mundo dos concertos se beneficiaria se existisse uma espécie de lopes, o homem dos clássicos, falando a linguagem do povo, com capacidade de investimento para comprar horário em tv aberta nacional e, claro, com um produto para vender.

o vinho e os clássicos têm lá suas similaridades. ambos vêm da europa, parecem (e são) extremamente complicados à primeira vista, usam muitos termos estrangeiros e precisam de explicação. correm o risco de fazer vítimas, a exemplo dos "fashion victims" da moda. quem aguenta um enochato na mesa ao lado, exercitando olfato e paladar? e aquele frequentador de concertos que desmerece o novato do aplauso na hora errada?

vinho e clássicos também estão ligados por dois aspectos incomuns: a capacidade invejável de fidelização de seu público e a transmissão de um raro sentimento de felicidade. só mesmo provando para sentir.


2 comentários:

  1. Adoro saborear um bom vinho. Mas... não sou entendida em vinhos.
    Gosto de assistir o o programa para ter dicas importantes. E saber mais com você sobre uma bebida que adimiro todo seu processo.
    E mais ainda ouvir e ver a sua pessoa no video.
    Sinto de uym carinho muito grande quando fala sobre os vinhos.Gosto de ver e ouvir tudo q fala dos vinhos.
    Um abraço!
    Parabéns pelo seu trabalho..

    ResponderExcluir
  2. Moro em Horizonte -CE, adoro seu programa,assisto com frequência,pois sou um apreciador de vinhos,Um abraço! feliz Natal e Um Ano cheio de muitos vinhos deliciosos.

    ResponderExcluir