domingo, 27 de fevereiro de 2011

Música de arrepiar, cientificamente falando

Ouça (e-ou leia) o meu comentário sobre o assunto!



Você se arrepia quando ouve alguma sinfonia de que gosta especialmente? Sente o mesmo quando toca no rádio uma determinada ária de ópera ou quando está no teatro assistindo a um belo concerto para piano e orquestra? Ou nunca tem este tipo de sensação?

Caiu na frente de meus olhos um estudo publicado no site de notícias científicas ScienceDaily sobre a relação entre ouvir música e sentir arrepios.
Emily Nusbaum e Paul Silvia, da University de North Carolina, nos Estados Unidos, conduziram esse estudo. Os pesquisadores queriam saber porque algumas pessoas se arrepiam ao ouvir música que as emociona e outras nem sabem o que é isso.
A dupla de pesquisadores dividiu o grupo pesquisado de acordo com cinco traços de personalidade: extroversão, consciência, facilidade no trato, neurose e disposição para experimentar. Dessas cinco dimensões, apenas a ultima, disposição para experimentar, apresentou reação arrepiante com música.

Nusbaum e Silvia descobriram que gente aberta a novas experiências se arrepia com mais facilidade ouvindo música.

O interessante é que, entre o grupo super heterogêneo pesquisado pelos americanos, um aspecto se repetiu: todas as pessoas com disposição a novas experiências tinham uma relação especial com a música, seja tocando um instrumento, seja considerando a música um aspecto de grande importância na vida. Essas pessoas mais abertas a experimentar foram classificadas também como as mais criativas e curiosas, com imaginação mais ativa.

Os autores do estudo concluíram que 8% das pessoas analisadas nunca sentia arrepios ao ouvir música, enquanto outras se arrepiavam quase todos os dias.
As pessoas podem ser parecidas em muitos aspectos da vida, mas o tipo de reação orgânica à audição de uma música de que se gosta não é mesmo algo universal. Considere isso na próxima vez em que for conversar sobre música com alguém de gosto distinto do seu. Antes de uma experiência estética, ouvir música é uma experiência orgânica vivenciada de formas distintas por cada um de nós.

3 comentários:

  1. Texto lindo, Heloisa.

    Agora, respondendo à pergunta inicial: sim, eu me arrepio ao ouvir uma sinfonia, ao ver um concerto; e, também, fico com os olhos marejados e um nó na garganta.

    Que bom que isso acontece!

    Até a próxima,
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Eu me arrepio ao ouvir não só clássicos mas também outros tipos de música.
    Pra quem tem sensilbilidade, ouvir Fragile de Sting cantando com ele e Stevie Wonder cantando, vai saber do que estou falando!
    Dá vontade de ser a voz de Stevie e a música de Sting... É inenarrável!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de me arrepiar e me veio a curiosidade de pesquisar sobre tal reação e me deparei com o blog, muito bom o conteúdo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir