domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diário do pianista John Blanch: programa criativo e bem-humorado

Ouça (e-ou leia) meu comentário sobre o assunto!



A internet é cheia de factóides em video. Volta e meia, alguém comete alguma gafe, vai parar na rede e acumula milhões de acessos. Basta ter uma câmera na mão – não necessariamente acompanhada de uma ideia na cabeça – e um desconhecido pode virar estrela da noite pro dia. E, claro, há os muitos e muitos vídeos que são postados por pessoas em todo mundo e dos quais a gente nem toma conhecimento. A internet parece ser um lugar de luzes e sombras, como é a vida no mundo real. E esse caráter do mundo digital também vale para a música clássica. Tem muita coisa boa na internet ainda a ser vista, podem se passar anos até o momento de assistir. Garimpar iniciativas interessantes é algo que traz muitas boas surpresas.

Tomei conhecimento recentemente de uma iniciativa muito bem feita pelo jovem pianista brasileiro John Blanch. Ele tem 18 anos de idade, nasceu em São Paulo. Seus estudos de música dividem-se entre Europa e Brasil. John foi admitido no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e está por lá dedicado à sua formação. Antes disso, fez parte da prestigiosa Academia da Oseso. Ele seria mais um talentoso músico aperfeiçoando-se hoje na França se não tivesse um talento para a comunicação áudio-visual correndo nas veias. John Blanch é filho de Otávio Mesquita, o apresentador de televisão. Sabendo disso, fica fácil entender de onde John inventou de criar um canal de vídeos no YouTube chamado “Diário de um pianista”. A ideia é mostrar os bastidores da rotina de um jovem músico estudando na Europa. Ele mesmo grava e edita os vídeos, um hobby que tem desde pequeno. No dia em que fiz essa gravação, o Diario de um pianista dispoibilizava dois episódios, ambos muito bem feitos. O primeiro trata dos preparativos para uma audição importante interrompidos pelo machucado de um dedo. O segundo mostra John Blanch se virando para manter a rotina diária de estudos nas férias de Natal na Espanha e como ele conseguiu encontrar um piano para tocar todos os dias.

Chama muita atenção a qualidade desse diário em vídeo do jovem pianista brasileiro. Em menos de dez minutos, cada episódio é um mini-programa de TV. A edição de imagem e de som são muito criativas, apresenta um timing típico de programa de variedades. E, melhor de tudo, John Blanch é bem-humorado na dose certa. Como capta ele mesmo a maior parte das imagens no momento exato em que elas acontecem, vê-se claramente o quanto o rapaz é espontâneo e profissional ao mesmo tempo. A intimidade com a câmera é óbvia. Para conhecer essa interessante iniciativa de internet basta procurar por John Blanch (soletrar) no YouTube.

Um comentário:

  1. A iniciativa do J.B. é superbacana também para atrair mais jovens para a música clássica, inclusive, para a profissão de músico erudito. Por ser ele muito novo, usar uma linguagem descolada e uma mídia superacessada pela moçada em geral, tem tudo para causar essa atratividade. Um abraço, Heloisa, que pena que não posso lhe ouvir agora, ao vivo, na CBN.

    ResponderExcluir