quinta-feira, 5 de março de 2009

villa-lobos na colombo

para comemorar o primeiro dia nacional da música clássica (decretado semanas atrás pelo presidente lula e inserido no calendário oficial brasileiro), vivamúsica! organizou hoje, na hora do almoço, um hapenning musical na centenária confeitaria colombo, no rio de janeiro.

como o dia da música clássica celebra o nascimento de villa-lobos e o compositor ganhou a vida tocando violoncelo para clientes da colombo, tive a idéia de convidar o duo milêmio - ricardo santoro, violoncelo, e paulo maurício, violão - para reproduzir o villa músico da confeitaria.

eles tocaram por 40 minutos para os clientes da colombo. foi um sucesso, como mostra a foto de alexandre cassiano.



a idéia de um dia para os clássicos foi do meu sócio, luiz alfredo moraes. essa história com final feliz começou em 2005, quando luiz alfredo sugeriu fazermos uma consulta nacional entre profissionais da música clássica para a escolha de uma data comemorativa.

fizemos a enquete pela internet e tivemos o apoio da rádio mec fm do rio, que perguntou aos ouvintes. ganhou villa-lobos, claro.

desde 2006, a data vem sendo "oficializada" em camadas: primeiro no municipio do rio, depois no estado do rio e agora em âmbito federal.

hoje é o meu quarto dia da música clássica. é sempre emocionante, mas acho que este ano, com a canetada do lula tornando a coisa nacional, a emoção é especial.

a você, que ama os clássicos, trabalha com os clássicos ou ambos, parabéns!

2 comentários:

  1. E parabéns para você, Heloisa, que vem há anos provando que é possível, sim, fazer comunicação sobre música clássica no Brasil. E vida longa ao blog :)

    []s!
    Adriano Brandão
    (ex-Allegro, de saudosa memória)

    ResponderExcluir
  2. Heloisa,
    Vida longa a você e ao blog, sempre com essas iniciativas maavilhosas !
    beijos e beijocas

    ResponderExcluir