quinta-feira, 4 de junho de 2009

silvio barbato, adeus

os músicos cariocas, os cariocas, o brasil e o mundo estamos estarrecidos com a tragédia aérea de 31 de maio que ceifou tantas vidas.

uma delas foi a do regente silvio barbato.

em meados dos anos 1990, quando vivamúsica! começava, conheci silvio. ele fazia uma especialização em chicago e, volta e meia, trocávamos email.

em 1996, ele foi capa da revista vivamúsica! ao lado de john neschling, que, na época, nem sonhava em assumir a osesp.



os anos se passaram, silvio voltou para o rio, assumiu o posto de regente-titular da orquestra sinfônica do theatro municipal. depois, assumiu a direção da orquestra sinfônica do teatro nacional em brasília.

ele era um homem movido a grandes ambições. lembro de um dia, quando voltávamos de um almoço na cinelândia, recém-indicado para o posto no municipal, ele apontou para a águia de ferro que abre as asas no teto do teatro e disse: "me sinto maior que ela".

em abril 2006, foi capa da revista "agenda vivamúsica!" com o diretor andré heller-lopes, quando fizeram a ópera "idomeneo".



após desligar-se das orquestras do rio e de brasília, ele esteve envolvido com
projetos especiais, como a ópera "o cientista", baseada na vida de oswaldo cruz; programas para o sesc e o ccbb em brasília; concertos na embaixada do brasil em roma; e, recentemente, um projeto chamado "trampa sinfônica", com banda de rock do distrito federal.

meses atrás, quando eu compilava dados para publicar os aniversário musicais do brasil em 2009 no anúário vivamúsica!, vi que silvio completaria 50 anos este ano. tentei algumas vezes falar com ele com vistas a checar a data para publicação. não consegui e publiquei a informação sem indicar o dia de nascimento. o do desaparecimento, nenhum de nós esquecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário