quando dois comerciais com mensagens iguais estão no mesmo break comercial em horário nobre da tv globo, é bom parar de zapear e prestar atenção à mensagem. o inconsciente coletivo está gritando algo.
primeiro foi "chevrolet: reiventar é preciso".
uns 30 ou 45 segundos depois, veio "kuat: é natural se renovar".
reinvenção e renovação são mesmo palavras de ordem destes tempos, sem dúvida frutos da barackiana "change we need" e da barata-voa provocada pela crise econômica.
até que ponto a música clássica entende como natural se renovar? será que os clássicos compreendem a reinvenção tão assertivamente como os executivos da chevrolet?
a crise mundial que atinge o setor de música clássica nos últimos anos tem sido tão devastadora quanto a retração de economias tidas até então firmes como o pão de açúcar.
hoje, no congresso da ispa em são paulo, achei curioso a diretora artistica do concertgebouw de amsterdam dizer que programas educativos e de participação são uma novidadade por lá. historicamente a casa sempre esteve cheia e os lugares vazios só começaram a aparecer recentemente. a necessidade de renovação entrou sem tocar a campainha.
acho que vou passar a servir kuat no qg da vivamúsica!. é o inconsciente coletivo gritando.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
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