quarta-feira, 10 de junho de 2009

kuat, chevrolet e os clássicos

quando dois comerciais com mensagens iguais estão no mesmo break comercial em horário nobre da tv globo, é bom parar de zapear e prestar atenção à mensagem. o inconsciente coletivo está gritando algo.

primeiro foi "chevrolet: reiventar é preciso".

uns 30 ou 45 segundos depois, veio "kuat: é natural se renovar".

reinvenção e renovação são mesmo palavras de ordem destes tempos, sem dúvida frutos da barackiana "change we need" e da barata-voa provocada pela crise econômica.

até que ponto a música clássica entende como natural se renovar? será que os clássicos compreendem a reinvenção tão assertivamente como os executivos da chevrolet?

a crise mundial que atinge o setor de música clássica nos últimos anos tem sido tão devastadora quanto a retração de economias tidas até então firmes como o pão de açúcar.

hoje, no congresso da ispa em são paulo, achei curioso a diretora artistica do concertgebouw de amsterdam dizer que programas educativos e de participação são uma novidadade por lá. historicamente a casa sempre esteve cheia e os lugares vazios só começaram a aparecer recentemente. a necessidade de renovação entrou sem tocar a campainha.

acho que vou passar a servir kuat no qg da vivamúsica!. é o inconsciente coletivo gritando.

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