domingo, 14 de junho de 2009

cai reserva clássica em campos do jordão

o jornal "estado de s. paulo" publicou anteontem notícia sobre a volta de shows populares na temporada de inverno na cidade de campos do jordão, especialmente em julho.

nos últimos quatro anos, a gestão de joão paulo ismael (pmdb) na prefeitura preservou a cidade de shows de grande apelo popular. axé, sertanejo, forró e mesmo mpb ficavam de fora da pauta cultural de campos do jordão, somente no inverno.

o veto objetivava minorar os já tradicionais congestionamentos de trânsito nos dias mais frios do ano e também previnir problemas de segurança na cidade.

convenhamos: grandes shows populares atraem grandes massas de gente. o inverno fica a um peteleco de virar inferno.

e também, claro, havia a questão de deixar a música clássica brilhar sozinha, já que, há quatro décadas, campos do jordão abriga em julho o mais importante festival clássico do brasil, atraindo professores e estudantes de todo mundo.

a foto abaixo registra um ensaio da orquestra acadêmica formada por alunos e professores em campos do jordão, em 2005. o emperdigado maestro é roberto minczuk, claro.



pois a nova prefeita, ana cristina machado cesar (pps), reviu a proibição de seu antecessor.

no feriado de corpus christi, já houve show de ivete sangalo. "tem espaço em campos do jordão para agradar todos os gostos", disse a mandatária ao "estadão".

esta reserva de mercado para a música clássica em campos de jordão tinha lá sua razão de ser, mercadologica e socialmente falando.

já pensou se, durante o carnaval de parintins, o prefeito decide contratar zezé de camargo e luciano ou claudia leite para shows gratuitos? o que aconteceria com a festa carnavalesca do amazonense? esvaziaria, claro.

por que esvaziar o impacto da música clássica na cidade que, graças a tanto esforço, talento e dinheiro (não necessariamente nesta ordem), se transformou em sinônimo de clássicos? quem ganha com isso? quem perde com isso? êta assunto que rende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário