quinta-feira, 31 de março de 2011

MEC FM: Silvana, maquiadora, e a magia do ouvinte que se torna visível

Áudio e texto de comentário veiculado na rádio MEC FM do Rio de Janeiro, em março/abril de 2011.



É comum a mídia desenhar um certo perfil de audiência do público-alvo para quem todas as transmissões são dirigidas. E acontece do perfil desse público-alvo chegar a um nivel grande detalhes. Isso facilita as escolhas do que vai ser transmitido e como vai ser transmitido. Uns anos atrás, chegou a circular de maneira ampla, acho que na internet, que o perfil do espactador padrão do Jornal Nacional da TV Globo era uma espécie de Hommer Simpson, o personagem do desenho animado Os Simpsons, um sujeito meio tosco, que não tem muita cultura e nem reflete sobre as coisas – seria para alguém com este perfil que o joranl era feito.
Eu já trabalhei em outras rádios de música clássica além da MEC FM e sei que é comum o ouvinte padrão ser identificado com alguém de razoável conhecimento de repertório, pensamento crítico, alguma frequência a concertos, talvez uma certa sisudez e seriedade de comportamento. É esse perfil que norteia toda a maneira da rádio transmitir, desde as músicas selecionadas até o jeito que o locutor dá a hora certa ou lê o noticiário. Outra coisa com relação a ouvintes de rádio, qualquer rádio: há uma minoria que se manifesta, liga, manda email, aparece em pessoa. A maioria dos ouvintes é silenciosa, propõe-se apenas a ouvir e prefere não se manifestar. Sempre tive pra mim que ouvinte de rádio clássica tem sim, claro, uma boa vontade com música clássica, caso contrário não estaria ouvindo. Mas quem disse que vai a concertos, conhece história da música...sabe tocar instrumento, ler partitura?

Fui participar de um telejornal noturno no canal Globonews. Cheguei mais cedo e fui para a sala de maquiagem. Era o dia do terremoto do Japão e participava do programa também um especialista da área. Estávamos aguardando a hora de entrar quando ele me perguntou sobre que eu iria falar e eu disse: música clássica, trabalho com isso. Nesse momento, a maquiadora, com quem eu já havia conversado um pouco, vira-se e diz.: “Nossa, sabe que eu ouvi hoje no rádio que tem um programa na Itália para jovens com menos de 30 anos frequentarem mais os concertos? Até fui procurar na internet mais detalhes sobre isso, fiquei interessada”. Eu disse: ‘Perai, fui eu quem falou hoje de tarde sobre isso na MEC FM! Você me ouviu!”. E fez-se aquele momento meio mágico, em que o ouvinte se torna visível na sua frente. Silvana, a maquiadora, se tornou imediatamente Silvana Rufino, moradora de Vicente de Carvalho, ouvinte frequente da MEC e do programa VivaMúsica!. Ela ouve no ônibus, quando está indo da aula para o trabalho. E faz assim, alterna a escuta da MEC com a JB FM. A Silvana gosta da música clássica, mas não vai a concertos nem é daquelas aficionadas..nada disso. Tem um sobrinho, o Jeferson,de 10 anos, que mora na comunidade da Babilônia e está tendo aulas de violoncelo. Parece que está indo muito bem o garoto. Na pessoa dela, um agradecimento a todos que ouvem sempre a MEC FM neste horário da 1 da tarde.

4 comentários:

  1. Olá Heloisa,

    Em primeiro lugar parabéns pelo programa, adoro ouvir suas reflexões são sempre muito interessantes.

    Eu me identifiquei muito com esse último comentário sobre a maquiadora, pois é justamente o meu perfil.

    Sou uma dona de casa de 43 anos, que ao ver os filhos começarem a crescer resolveu voltar a estudar. Estou fazendo biblioteconomia na Unirio (Urca) e como uma universitária pego o ônibus e aproveito para ler vários textos.
    Para neutralizar o barulho do trânsito comecei a escutar rádio, mas a única emissora que não me tirava a concentração nos escritos era a Mec, assim com poucas semanas não consigo mais ouvir outra rádio. Agora mesmo quando estou em casa "preciso" ouvir.

    Como sou totalmente leiga no quesito música clássica eu fico atenta até ao BLIM, BLEM, BLOM...para ver se aprendo alguma coisa.

    Para terminar preciso registrar a minha admiração pelo seu texto. Sua maneira de comunicar é bastante especial.

    Grata pela atenção,

    Miriam Dias
    Tel. 91778674

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a Silvana, para o sobrinho dela, para você, para todos os que se empenham pela música clássica, e para todos os ouvintes.

    Muito obrigada,
    Eliane.

    ResponderExcluir
  3. agradeço as palavras, eliane e miriam.
    miriam, muito bacana essa sua relação com a música clássica via mec fm. agradeço sua audiência atenciosa, ne certeza de sempre contar com ela!

    ResponderExcluir
  4. ouvi esse comentário hoje na rádio e achei muito delicado.

    ResponderExcluir