quinta-feira, 31 de março de 2011

MEC FM: A experiência do bloco Feitiço do Villa

Áudio e texto de comentário veiculado na rádio MEC FM do Rio de Janeiro, em março/abril de 2011.



A estreia do bloco Feitiço do Villa no Carnaval 2011 no Rio foi um sucesso. Calhou do 5 de março, dia nacional da musica classica, cair em um sábado de Carnaval e daí surgiu a ideia de comemorar Villa-Lobos e todos compositores no Cranaval de rua tod Rio. Essa foi uma ideia minha, de Luiz Alfredo Moares e do maestro Carlos Prazeres. A adesão da classe musical foi grande, cerca de 20 músicos subiram ao palco montado em frente da Escola de Música da UFRJ, localtão simbólico para o circuito de concertos da cidade. Juntaram-se a essa brincadeira séria a soprano Mirna Rubim, o arranjador Marcelo Caldi e o cantor e compositor de música popular Edu Krieger, que fez o samba do bloco em parceria com seu pai, o grande Edino Krieger.

Começamos a trabalhar na proposta de um bloco de música clássica em agosto de 2010, foram quase sete meses de trabalho. Entre músicos que tocaram, fornecedores e prestadores de serviços, parceiros de realização, foram mais de 50 pessoas mobilizadas para fazer o Feitiço acontecer bonito em seu primeiro carnaval. Não tivemos patrocinadores e todas as despesas foram pagas com a venda de camisetas. Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Cultural, que forneceu o palco; da Escola de Música da UFRJ, que forneceu a infra-estrutura de seu prédio no dia do desfile para nossa produção; Orquestra Petrobras Sinfônica que cedeu sua sala na Fundição Progresso para os ensaios do bloco, além de materiais; VivaMúsica!, cuja equipe administrativa organizaou a venda de camisetas; e a EBC, cujas emissoras MEC FM e Radio Nacional deram ampla divulgação ao bloco.

A imprensa recebeu muito bem essa novidade e o bloco teve ampla cobertura na mídia. Revsita Veja Rio publicou uma foto do Feitiço de página inteira. No jornal O Globo, tivemos destaque em reportagens do Segundo Caderno, Rio Show, editoria Rio e notas na coluna Gente Boa. Jornais Extra, O Dia, o jornal gratuito Metro também falaram do Feitiço do Villa. Uma equipe do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, acompanhou nosso último ensaio e fez uma ótima matéria. No dia 5 de março, recebemos no palco da Lapa equipes dos canais Rdee TV, Band, TV Brasil e uma equipe do “Fantástico”, que fez reportagem para a edição on-line do programa. Chovia bastante e, ainda assim, recebemos um público estimado em duas mil pessoas. Muita gente fantasiada de personagens de ópera, houve até uma foliã fantasia de Constance Mozart, a esposa do compositor. O bloco ofereceu um espetáculo com cerca de duas horas de duração, só tocando música clássica e também o nosso samba, que faz uma homenagem aos clássicos. Foi uma diversão sadia e musicalmente relevante. Encerramos cantando o “Parabéns pra você” composto por Villa-Lobos,que, afinal de contas, era o aniversariante do dia. Foi lindo ver aquele pessoal todo que se aglomerava para ver o Feitiço fazendo uma homenagem ao nosso patrono. Tomara que ele tenha gostado.

Um comentário:

  1. Tenho certeza de que Villa-Lobos gostou muitíssimo!

    Acho o sucesso do bloco merecidíssimo, corando uma trajetória de muito empenho.

    Tenho certeza de que, no ano que vem, e em todos os próximos carnavais, o sucesso será uma constante.

    Longa vida ao Feitiço do Villa!
    Eliane

    ResponderExcluir