sábado, 14 de fevereiro de 2009

brasileiros na youtube symphony







os três jovens músicos acima são os brasileiros classificados para as finais da youtube symphony orchestra: flavio gabriel, trompete; joarez filho, trompa; e larissa mattos, violoncelo.

eles estão entre os 200 selecionados em todo o mundo para compor a primeira orquestra arregimentada pela internet.

também foi selecionado o excelente violoncelista gabriel penny, filho da pianista brasileira diana kacso, radicada há tempos nos estados unidos. não sei se gabriel tem cidadania brasileira, mas certamente em suas veias corre sangue genuinamente nacional.



a iniciativa tão pioneira quanto planetária une forças do youtube, london symphony orchestra e carnegie hall, além dos artistas lan lang (piano), michael tilson thomas (regente) e tan dun (compositor)

dos 200 selecionados, somente 80 comporão a youtube symphony orchestra, que realizará um concerto histório no carnegie hall, em nova york, em 15 de abril.

acessando o ambiente de votação, escolhe-se o instrumento, localiza-se o candidato - eles estão identificados conforme as imagens acima - e vota-se.

o período de votação é de 14 a 22 de fevereiro. o resultado sai em 2 de março.

é preciso certa paciência para votar, pois as páginas demoram demais a carregar, mesmo em conexão banda larga turbinada. a demanda deve estar sendo gigantesca.

a idéia da youtube symphony é simples e genial.

fico aqui pensando qual será o custo por milheiro desta incrível ação de marketing da música sinfônica entre o público jovem mundial. tomara que os números finais sejam divulgados. vai ser interessante dividir o custo total da operação pelo número de clicks da audiência.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

lindas, regendo a osesp


a bela estampa ao lado é a regente mexicana alondra de la parra, de 28 anos.









a sorridente moçoila abaixo é a maestrina portuguesa joana carneiro, de 32 anos.

além de serem jovens, bonitas e pra lá de competentes, ambas terão em seus passaportes um carimbo da polícia federal em são paulo.

elas regerão a osesp, em substituição a programas que seriam dirigidos por john neschling e victor hugo toro.

joana estará em são paulo dias 9, 10 e 11 de abril. alondra, dias 19, 20 e 21 de novembro.

não duvido nada que alondra vá parar no programa "superbonita" ou "gnt fashion". mas bom mesmo será vê-la regendo as "bachianas brasileiras n.7".

villa-lobos, que já gostava de um rabo de saia, vai acender um charuto no céu, feliz da vida.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

rádio, ponto final e ouvintes



(foto: villa-lobos em entrevista na rádio cbc, do canadá. acervo museu villa-lobos)

comecei a trabalhar em rádio em 1985, quando tinha 18 anos. fui radialista por quase uma década, até criar vivamúsica! e, finalmente, fazer valer o diploma de jornalismo.

estando no ar de segunda a sexta na mec fm do rio de janeiro e às terças e quintas na rede cbn, o rádio segue próximo.

é com certa dor no coração também radialista que tomo ciência da dispensa de colaboradores da cultura fm de são paulo, entre eles o violonista fábio zanon. lá, ele produziu 148 ótimos programas sobre violão brasileiro.

a dispensa de fábio gerou uma grita entre ouvintes e profissionais do meio musical.

a cultura alega corte orçamentário para esta e outras 18 dispensas realizadas desde o final de 2008.

publicamos em vivamúsica! uma reportagem a respeito, ouvindo tanto a rádio como o colaborador dispensado.

o fato me remete a duas ocasiões em que mudanças nos rumos de emissoras de FM colocaram um ponto final em meus então acalentados projetos de programação.

mas o coração radialista dói não por descordar de pontos finais em geral, e sim em solidariedade aos ouvintes.

a camaradagem tácita que se estabelece entre ouvinte e comunicador é das melhores, quiçá a melhor, características do rádio.

ouvintes sentem-se extremamente próximos de seus comunicadores preferidos. mas, ironia etimólogica, quase nunca são ouvidos quanto a mudanças de programação.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

neschling é manchete nos eua



a imagem acima vem a ser um detalhe da newsletter da publicação americana musicalamerica.com. trata-se do principal serviço de notícias sobre o mercado mundial de música clássica. o site publica noticiário todos os dias e o informativo por email é semanal.

o foco principal do musicalamerica.com é noticiário americano, mas as principais notícias internacionais emplacam posição de destaque na news.

desde o anúncio da demissão de john neschling da osesp, era pule de dez que o musical america repercutiria o fato.

a newsletter acima foi distribuída ontem.

neschling está entre as três primeiras chamadas e ganhou um box com foto.

a notícia diz que neschling foi demitido por email - o que fernando henrique cardoso nega (leia entrevista que fiz com fhc no site vivamúsica!).

o maestro e "pensador cultural", como ele se definiu em entrevista publicada hoje no jornal o globo, levou doze anos para construir seu projeto sinfônico. fico pensando quanto tempo será necessário para seu legado ser 100% compreendido e digerido.

a tradição diz que o mercado internacional percebe e reconhece talentos brasileiros de forma mais rápida e mais precisa que o mercado nacional. vide villa-lobos, tom jobim e egberto gismonti, para citar apenas três. seria neschling mais um a engrossar a fila?

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

passageiros clássicos e afetivos



desde 2007, faço e apresento os programas de música clássica a bordo das aeronaves da tam.

tenho recebido bom feedback por conta do programa atualmente no ar, uma seleção de clássicos usados em desenhos animados.

convido o ouvinte a mandar um email se quiser receber a lista com links para o youtube de todos os desenhos.

foi ótimo fazer a seleção, que toca fundo na memória afetiva de todos nós. quem não cresceu vendo tom e jerry, sem sequer desconfiar que ouvia a "grande valsa brilhante", de chopin?

mas melhor ainda tem sido receber os emails de ouvintes.

me foi dito, quando comecei, que passageiro manifesta-se pouco. não é o que vejo na prática.

mensagem especialmente bacana foi de piloto de airbus 330, que costuma ouvir o programa em seus horários de descanso. a seleção com desenhos animados o remeteu à infância com seu avô, que amava os clássicos.

um aspecto me chama a atenção.

99% das dezenas de passageiros que me enviaram email pedindo os links do youtube são homens. em quase 50 mensagens, apenas uma mulher.

talvez haja mais homens viajando de avião do que mulheres. mas tamanha predominância me faz pensar que os homens têm uma relação afetiva com os clássicos maior que as mulheres. ou talvez assistissem a mais desenhos animados, enquanto as meninas se entretinham com suas bonecas.

aproveito para postar a lista das músicas e seus desenhos.

CHOPIN
Grande Valsa Brilhante em Mi bemol Maior, Op. 18
Arthur Moreira Lima, piano.
DESENHO – TOM E JERRY
“The Flying Cat” (1952)

ROSSINI
Abertura “Guilherme Tell”
Royal Philharmonic Orchestra. Colin Davis, regente
DESENHO – MICKEY MOUSE
The Band Concert (1935)

ROSSINI
Ária “Largo al Factotum”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”
Hermann Prey, barítono. London Symphony Orchestra. Claudio Abbado, regente.
DESENHO – TOM E JERRY
The Cat above and the Mouse Below (1964)

LISZT
Rapsódia Húngara No. 2 (gravação ao vivo)
Vladimir Horowitz, piano.
DESENHO – TOM E JERRY
“The Cat Concerto” (1946)
PERNALONGA
“Rhapsody Rabbit”
PICAPAU
“Convict Concerto”

FRANZ VON SUPPE
Abertura manhã, tarde e noite em Viena
Orquestra Filarmônica de Viena. Zubin Mehta, regente
DESENHO – PERNALONGA
Baton Bunny(1959)

DUKAS
O aprendiz de Feiticeiro
Orquestra Filarmônica de Oslo. Mariss Jansons, regente
DESENHO – MICKEY MOUSE
Fantasia (1940)

BIZET
Carmen – Suíte N. 1 - Prelúdio
Orquestra da Filadélfia. Eugene Ormandy, regente.
DESENHO – TOM E JERRY
“Carmen – Get it!” (1962)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

determinação novamente



ele tem um ar meio bobo, mas de bobo nada tem.

ainda que eu não conheça o moço acima, algo me diz que ele vai mexer com o mercado da música clássica mundial.

seu nome é bogdan roscic, tem 45 anos, nasceu na sérvia em uma família austríaca. foi radialista, jornalista musical (trabalhando com música pop) e, finalmente, diretor de gravadora.

ou seja, alguém que gosta de música, antes de gostar do negócio da música. alguém que vive inserido na cultura pop, mas se nutre de cultura austríaca desde o ventre.

roscic vai assumir o cargo de presidente mundial da sony music classical em 6 de abril.

tenho pra mim que o novo big shot do setor clássico da sony vai mexer importantes pauzinhos.

ele liderava a equipe artística da deustche grammophon na alemanha - o único selo que realmente entendeu a necessidade de falar com novas platéias e se adaptar às novas tecnologias - quando foi contratado para dirigir o selo decca, em londres, e, de lá, foi pescado pelo presidente mundial da sony.

importantíssimas as palavras do presidente da sony no anúncio da contratação, dias atrás.

"música clássica não só continua a ser uma parte vital do dna da nossa companhia, mas também é um negócio que estamos determinados a crescer e promover novamente", disse ceo da sony music entertainment, rolf schmidt-holtz.

adorei o uso do advérbio "novamente". e adorei ter saído da boca de um presidente de conglomerado multinacional.

isso quer dizer que a garra de roscic vai ter um orçamento que a suporte.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

espectadores repercutem "la rondine"

ao término da sessão do odeon, conversamos com alguns espectadores para saber suas opiniões.

wagner e maria tereza gutterres, ganhadores de convites pela promoção do site vivamúsica!, observaram que o belo dia de sol não foi concorrência. "ainda bem que as pessoas não foram para a praia e vieram assistir à ópera", avaliou maria teresa.

nancy correa martins emocionou-se durante a projeção. "chorei bastante. sou ex-cantora lirica e há muito tempo não tinha oportunidade de assistir a óperas. no cinema, vemos melhor e nos identificamos mais com os personagens"

fatima santana, outra leitora do site vivamúsica! que ganhou ingressos, já quer saber como ganhar novamente convites. "só senti falta de mais gente jovem", reclamou.

com a palavra final, josé andrade filho: "hoje ficou provado que cinema combina com ópera, mas não queremos pipoca!", diz, com humor.

a cobertura vivamúsica! foi feita por esta que vos tecla (textos), marcus veras (fotos) e natassja menezes (reportagem). que venham as próximas!

fim de sessão no odeon



acaba de terminar a sessão inaugural no brasil do projeto "the metropolitan opera - hd live". a projeção de estreia foi a ópera "la rondine", de puccini, no cine odeon petrobras, no rio de janeiro.

houve aplausos ao final da sessão que teve 2h15 de duração.

o único ponto problemático foi o ar condicionado do cinema, que não deu conta do calor. além dos termometros do rio de janeiro terem alcançado hoje 36 graus, houve mal funcionamento de duas das cinco máquinas de refrigeração do odeon.

"mas eu nem notei o calor", diz o compositor joão guilherme ripper, diretor da sala cecília meireles, que sorri na foto acima. "adorei o projeto, a projeção, o som - deu tudo certo", acrescentou. "só me dei conta da alta temperatura agora, quando levantei da cadeira".

o que viu-se na tela foi captado ao vivo algumas semanas atrás no palco do metropolitan.

agora, o brasil se insere em um circuito mundial de exibidores que, desde 2006, transite as óperas em imagem de alta definição.

trinca de peso na estreia da ópera



trio de pesos-pesados do cinema e da ópera na estreia do projeto "the metropolitan opera - hd live": marco aurélio marcondes, presidente da moviemobz; lucy barreto, da l.c. barreto produções; ator e diretor de teatro sérgio brito.

foto tirada minutos antes da sessão de "la rondine" começar no cine odeon.

sucesso atrasa início da sessão



fila para entrar, fila para retirar ingressos previamente comprados, fila para esperar alguma desistência.

o sucesso da afluência de público à sessão de estréia de "la rondine", no cinema odeon petrobras, provocou um atraso de 15 minutos no início da sessão.

fato compreensível em uma primeira ação no brasil. a própria promotora do projeto no brasil, a moviemobz, não esperava tamanha afluência de público. espera-se pontualidade no decorrer do projeto.

sérgio brito chega ao odeon



o ator e diretor de teatro sergio brito acaba de chegar para assistir à sessão de estréia do projeto das óperas do metropolitan em cinemas brasileiros.

brito é um dos mais famosos amantes da cena lírica do país.

"já assisti a 'la rondine' décadas atrás, com renata tebaldi no papel que hoje cantará angela gheorghiu.", relembra.

animado, ele resume sua expectativa: "onde tem puccini, tem coisa boa".

se esta será a primeira vez assistindo a um ópera na telona (desde 2006 as óperas do met são transmitidas em circuitos de cinema em diversos países), o ator acumula milhagem em termos de telinha. "desde a década de 1980, recebo de amigos tapes de transmissões de óperas feitas especialmente para a tv americana", conclui.

mais leitores de vivamúsica!



estes são afonso e terezinha guerreiro, leitores cadastrados no site vivamúsica! e felizes ganhadores de um par de ingressos para a sessão de estréia do projeto "the metropolitan opera - hd live".

eles estão entrando agora no cine odeon para garantir os melhores lugares e assistir à ópera "la rondine",de puccini, com os cantores angela gheorghiu e roberto alagna nos papéis principais.

aqui no cinema, há grande número de amantes da ópera de longa data.

um deles, talvez um dos maiores apreciadores da cena lírica na cidade, é tadeu moraes. ele contabiliza 85 óperas assistidas somente no ano passado. "estou hoje aqui pois recebi o telefonema de um amigo que trabalha no próprio metropolitan em nova york. ele me pediu para checar pessoalmente como será a receptividade do público brasileiro".

tadeu moraes gostaria que, no brasil, as transmissões ocorressem ao vivo, como é feito na europa.

a sessão de "la rondine", que começará a ser projetada em alguns minutos no cine odeon, foi gravada semanas atrás em nova york. a mesma produção será reapresentada nos estados unidos, no palco do met, entre 11 e 26 de fevereiro.

com fila e sem lugar marcado



é enorme a fila no cine odeon, a meia hora do início da sessão de "la rondine", de puccini, que marca a estréia das transmissões das óperas do met no brasil.

marluce ribeiro ocupa o invejável primeiro lugar da fila. ela chegou aqui às 15h45. "sou frequentadora da galeria do theatro municipal", diz a fã. mesmo sendo assídua do municipal, não conhece a ópera a que vai assistir hoje.

"la rondine" é dos títulos menos conhecidos de puccini. ainda assim, atraiu uma multidão ao odeon. imagine o que será quando for exibida "madama butterfly", em março.

"vamos aproveitar esta nova oportunidade de frequentar óperas", conclui marluce, animada.

os ingressos para a sessão de estréia do met no brasil foram vendidos sem lugares marcados.

os espectadores podem escolher onde sentar à medida em que entrarem.

leitores de vivamúsica! começam a chegar



wagner gutterres e sua esposa, maria tereza, foram os primeiros leitores de vivamúsica! a chegar no cine odeon para retirar os convites que ganharam na promoção do site vivamúsica!.

"fui o segundo leitor a acertar a pergunta da promoção e ganhar os convites", contou wagner, acrescentando estar sempre on-line, acompanhando as notícias por vivamúsica!.

ele recorreu ao google para encontrar a resposta para o nome da principal personagem feminina da ópera "la rondine".

na sessão de hoje, magda será vivida por angela gheorghiu.

aqui no cine odeon, é grande a fila de espectadores da ópera aguardando a abertura da sala. lá dentro, ainda está em curso a sessão do filme "se eu fosse você 2".

a ópera "la rondine" será exibida a partir das 17h.

lotação esgotada na estréia do met

escrevo diretamente do cine odeon petrobras, no rio de janeiro, dando início à primeira cobertura on-line de vivamúsica!.

os ingressos para a sessão de "la rondine", de puccini, já estão esgotados.

584 lugares completamente vendidos desde ontem.

ótima notícia para uns (os que torcem para que o projeto de exibição das óperas do metropolitan de nova york em cinemas brasileiros emplaque com todo sucesso e chegue logo a muitas e muitas outras cidades), péssima para outros (os cariocas que não compraram com antecedência seus bilhetes e confiaram na sorte).

ainda falta 1h15 para a sessão começar. a fila aqui será animada.