quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Proms 2009 e o "momento Brasil"

José Roberto Prazeres me enviou um link importante do YouTube. É a transmissão do último concerto do festival BBCC Proms 2009, em Londres. No programa, o "Choros 10", de Villa-Lobos, pela orquestra e coro da BBC, regência de David Robertson.



Que o Brasil está na berlinda mundial, ninguém questiona. A marola que Lula conseguiu emplacar, a escolha do Rio para as Olimpíadas 2016, o pré-sal, todas as expectativas em torno do crescimento do país nos próximos anos. Sem contar os de sempre: futebol, havaianas, MPB.

E a música clássica, como se beneficia desse "momento Brasil"?

Acho que esse "Choros 10" no famoso e lendário concerto da última noite do Proms é emblemático de um interesse renovado pelo Brasil, também nos clássicos.

Mais uma vez, claro que a Osesp e John Neschling têm dedo nisso. Graças ao CD que gravaram para o selo sueco BIS uns anos atrás, os gringos tiveram a chance de ouvir esta pepita musical.

2 comentários:

  1. Olá. Eu estava lá e foi espetacular. Nos proms deste anos falou-se bastante nos 50 anos de morte do Villa-Lobos e 250 do Handel. O Choros 10 foi acertadamente programado para antes do intervalo, para dar tempo de o público voltar a si. Os promenades e a idéia de popularizar a música existem há bem mais de cem anos. Meu primeiro contato foi em 1978. O programa da última noite traz a letra de Rasga Coração em inglês e português e Robert Maycock, do jornal The Independent, escreveu nele "imagine Vaughan Williams, Elgar and Malcom Arnold rolled into one, and you will glimpse what kind of English musicians might match the stature of Heitor Villa-Lobos". Público e crítica ficaram deslumbrados. Obrigada. Cristina (zerosocialskills@gmail.com)

    ResponderExcluir