domingo, 31 de maio de 2009

Dudamel 100 caracóis



O bonitão com ar de poderoso é o efetivamente poderoso regente venezuelano Gustavo Dudamel, de 28 anos.

Vi este anúncio na quarta capa da revista de programação mensal de uma casa de ópera européia.

Dudamel, famoso pelos caracóis de seus indomáveis cabelos, virou garoto propaganda do relógio Rolex usando gumex.

O venezuelano, discípulo do maestro José Abreu, foi indicado recentemente pela revista "Time" como uma das 100 personalidades mais influentes de todo o mundo.

No início desta década que finda, em 2002, Gustavo, então com 21 e ainda sem qualquer notoriedade, esteve de passagem pela Sala São Paulo, participando da etapa sul-americana do Maazel Vilar Conductors' Competition. Outros dois venezuelanos participaram daquela etapa, assim como os brasileiros Mateus Araújo, Rodrigo de Carvalho e Marcelo Ramos, e mais quatro candidatos. Todos regeram a Orquestra Experimental de Repertório. Dudamel emplacou uma vaga na final, mas não venceu o concurso.

Faz alguns anos que Gustavo Dudamel colhe louros de seu impressionante talento. Mas certamente só entrou na lista da "Time", desbancando muitos outros peixes grandes da cultura mundial, porque assume no segundo semestre a direção da Filarmônica de Los Angeles. Americanos privilegiam a prata da casa, todos sabemos.

A jornalista Renata Izaal, que trabalhou comigo em VivaMúsica!, viu recentemente o garoto Rolex em ação em Londres, com sua Orquestra Jovem Simon Bolivar, em dois concertos.

Assim ela resumiu a experiência: "Eles são pra lá de incríveis. Aliás, incrível nem é a melhor palavra. Mas, não sei dizer qual é - talvez não exista. Você não tem noção da transformação que eles realizam no espírito da platéia. Parecia que eu tinha mudado de cidade, de repente Londres ficou "caliente". Imagina uma orquestra tocando no Theatro Municipal com a platéia reagindo como se a Mangueira estivesse passando na avenida. É mais ou menos assim. Enfim, acho que eu poderia ir a um concerto deles todos os dias."

Eis o look do poderoso em uma daquelas inesquecíveis noites londrinas. Com caracóis e 100 Rolex. Cabelo liso na foto, só mesmo um naco do da Renata, contrastando com os cachos calientes.